terça-feira, 31 de janeiro de 2012

As Mulheres

Se fosse minha irmã Denise falando sobre a história da mulher na sociedade não daria um mero artigo, mas um livro. Sim, todas as mulheres da família são feministas e quando nos reunimos é quase um congresso.
Sou mais fascinada pelo período da segunda guerra e pós guerra, coleciono livros e apanhados desse período. Todo mundo diz que a guerra foi horrível, mas como dizia minha mãe "entre mortos e feridos todos se salvaram" e quem se salvou dessa guerra não foram só os sobreviventes mas também as mulheres.

Antigamente havia uma infinidade de manuais de conduta para as mulheres, ensinavam as mulheres a serem boas esposas, perdoar o marido, educar os filho e isso tudo era tão chato e irritante que Pierre Louys fez um manual ensinando as garotas a serem mais devassas, alias a cerveja devassa publicou uma versão dele. Vale a pena conhecer.
Apesar de antigo é bem ousado.
Eu tenho um desses manuais, este é brasileiro da década de 50.
Quando o leio, não sei se fico com raiva ou se dou risada.

Um outro manual que eu li na adolescência que achei bem interessante foi "Sexo sem Preconceitos", não achei o livro na internet para colocar aqui, eu o conheci na biblioteca da escola, o livro começa com um agradecimento do médico quem escreveu o livro a sua esposa, é tão lindo. também é um livro antigo, por volta da década de 70, mas trás a luz da ciência a algo que as pessoas mal conheciam. A abordagem é bem explicativa e ilustrada, tem até um tópico sobre striptease.

Um outro livro que acho muito interessante é da editora escala, esse ainda se acha para comprar, é o "Mulheres na Guerra". O livro mostra as mulheres além da pin-ups que entreteram os fuzileiros, mas das mulheres trabalhando com maquinários, inspecionando, nas comunicações, nas trincheiras, e até desarmando bombas.
Bom essa foto explica bem dá onde vem os famosos lencinhos vintage, eram usados para que o cabelo não pegasse no maquinário ou sujassem.
Veronica Lake mostrando o que aconteceria se não usassem o cabelo preso.
E tem muito mais apanhados interessantes, claro que depois da guerra a maioria das mulheres não queria mais voltar para a cozinha. Daí em 1968 teve a "queima" de sutiãs, spray de cabelo, espartilhos e cílios postiços, elas não queriam mais serem obrigadas a seguirem a ditadura da beleza e a exploração publicitária, tidas como as pin-ups.
Bem, hoje em dia nós deveríamos de queimar as revistas de dietas e catálogos de moda.

Outro livro que indico muito é "As Boas Mulheres da China", nesse livro uma jornalista da rádio Xinran conta várias histórias chocantes das mulheres de lá. China é um lugar que com certeza eu não irei, mas considero este livro um dos mais importantes para quem se interessa pelo assunto.

Se você ama filmes como eu.
Chocolate - A protagonista sofre preconceito por não seguir as norma da igreja, em outros tempos ela seria queimada na fogueira, é um filme DELICIOSO e o figurino é lindo.

Sorriso de Monalisa - essa é a parte do filme em que a professora fica furiosa pq suas brilhantes alunas desejarem ser meras donas de casa, não precisa dizer mais nada.


A Cor Púrpura - violência e machismo contra a mulher, é uma dos primeiros filmes de sucesso da Whoopi Goldberg e até Oprah Winfrey.

Hair Spray - contra a ditadura rígida do visual feminino, esse filme é muito divertido.

Mais informações

0 comentários: