segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Corset Underbust

O corset anterior: http://julianacros.blogspot.com/2011/08/voltando-fazer-corset.html
Hoje começei a desenhar, usarei alguns materiais que sobraram do outro corset que fiz.
Dessa vez colocarei mais detalhes do projeto, projeto é muito importante.
96 Cm de costelas, 92 cm de cintura, 105cm um pouco mais abaixo da cintura e 25cm entre a medida da costela e a medida abaixo da cintura, a cintura ficará bem no meio. Fiz o esbolço e começo a desenhar uma "banda" do corselet. Um pouco menor 51 cm, dividi em quatro pedaços.
É nesse momento que começo a decidir o quanto reduzirei as medidas. Estou pensando em fazer um corset bem apertado, será quase 15 cm a menos xP
Como a parte de baixo e maior que a parte das costelas já começo marcando essa diferença que será retirada na parte de cima.
Traço também o que irá ser reduzido em medidas, 1cm na frente, 6cm na cintura e mais 5cm nas costas
As curvas, naum somos quadradas e a intenção do corset é desenhar o corpo, nesta foto o traço da lateral da cintura, envolvendo a estrutura óssea do quadril, apertando na cintura, e envolvendo as costelas.
Nas costas a postura, a redução de 5cm para mim fica bom, se for mais magra acho que naum precisa reduzir tanto. Mas é muito necessário, naum o ignore. Corto o papel nesse risco vertical e junto as faces para fazer o corte simétrico, lembrando que há modes de corsets que naum são simétricos, que dá dificuldade na montagem.
Gosto de um pouco mais alto na costas. Corset do tipo "WAIST CINCHER" são um pouco mais baixos. Mas quem está "ligeiramente" com sobre peso, como eu, um corset com maior cobertura é melhor. Confira somando as medidas nos traços horizontais se estão conforme a sua medida desejada.
A entretela, faço só uma camadaRisco na entretela os moldes, dos dois lados para as duas bandas do corset, uso um lapiz pq acho que o giz faz sujeira e naum é tão preciso.
Corto a entretela no traço da lapis, molho um pouco o brim e a entretela com um borrifador, Colo usando um ferro quente deixando espaço entre as peças, pq irei cortar deixando um centímetro de borda. Lembre-se de posicionar o molde sempre de pé no tecido, se vc colocar o molde inclinado no tecido o corset naum ficará firme.
Minha máquina Singer Pret-a-porter dou problema, vou usar um recurso mais vintage, Singer costura reta de pedal, com upgrade de painel de metal, pq o de compensado esfarelou de tão velho.
Costurando o viés rente ao corte da entretela crio o espaço que vão as barbatanas. O víes por ser uma tira de pano cortada na transversal ela consegue se moldar nas curvas do desenho.
http://borbolets.wordpress.com/2008/01/18/aulinha-1/
Deixo um espaço de 1cm onde ficará os ilhós, coloco algumas carreiras a mais de viés pq uso barbatana de plástica que naum são tão rígidas como as de aço.
As Faces
Fixo a camada de cetim rosa junto, que será a frente.

Sem máquina zig zag o jeito é fazer a mão.

Naum estrague suas tesouras tentando cortar as barbatanas, use uma alicate de corte ou um trim.Colocando o viés no arremate.
Terminando o viés a mão.
Rendinhas para enfeitar.
Desta vez irei usar ganchos... muitos deles.Colocando o ilhós na loja de aviamentos.



Achei um blog lindo que encina fazer corset também
http://bordadosenatureza.blogspot.com/2011/09/modo-de-fazer-um-corset.html

2 comentários:

Flávia Fernanda disse...

Ain que vontade de fazer igual! To louca pra ver pronto tb
Bjks

Srita.Marys disse...

Olá, gostaria de saber se vc pode me passar o molde e as medidas desse corset.