segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Pequena cartola - little hat

Tudo começa com um retângulo de um papel um pouco mais firme que cartolina, na verdade é um papel de um desenho que naum deu certo e ficou jogado no canto, é um papel de 200g/m2 mas acho que o "papel paraná" serve.
Cortei um retangulo colei fazendo um cilindro. Sabe quando você está a toa e começa a rasgar fitas do copo descartável e ele fica parecendo uma flor, então com uma tesoura cortei "pétalas" desse cilindro deixando um centímetro sem corte. Dobrei as pontas dessas "pétalas" e colei uma tampa um pouco maior que o diâmetro desse cilindro.

Nesta imagem já estou colando tiras de jornal. Pode ser cola comum ou caseira de trigo.
Depois de algumas camadas e seco ele fica mais firme. Cortei o disco inferior, colei e fixei um arame na borda com a ajuda de fita crepe. Esse arame vai ajudar a dar a forma encurvada da borda da cartola, faça nesse momento a curvatura.
Claro... mais papel picado e cola.
Depois de seca fica assim:


Naum decidi a cobertura ainda, provavelmente brocal, purpurina, paetê... pq tecido fica difícil.
Ahh... tem também a fixação, ainda naum decidi, poderá ser arco presilha ou grampos.

Continuando.
Acho que ele ficou meio irregurar a superficie.. hoje passei massa corrida, essa de construção mesmo.
Usei o pincel mesmo.

Amanha vou lixar um pouco e ver como fica.
Depois de seco dê use um lixa fina para deixa-lo com uma superfície uniforme
A tinta que eu mais tenho sobrando em casa é nanquim, mas pode ser acrilica, de parede, pigmento, spray... sei lá, use o que quiser para fazer o fundo.
Naum ficou perfeita, mas eu gostei do resultado.


Passei cola com pincel, por partes e fui jogando brocal... tem gente que chama de purpurina.


Ficou assim. Depois de seca a cola, passe a mão para tirar o excesso de brocal que fica.Hoje a tarde vou para o centro da cidade procurar uma tiara estreita para fixar.
Conclusão: além do arco vou precisar prender com alguns grampos a mais para ele naum cair para trás com algum movimento.

0 comentários: