quarta-feira, 23 de junho de 2010

À Maria Lucia

Eu naum gosto dessa mulher. Aliás, naum gostei de nenhum reitor.

Toda vez que alguém quer a estrangular, ela manda um sub no lugar. Mas hoje de manhã vejo cara na TV, falando sobre a preguiça e a falta de responsabilidade dela. A sorte é que ando mais calma e longe da reitoria, há um ano atrás eu conseguiria um carregamento de pixe para queimar na frente da reitoria, daqueles monumentais e teria jogado sal grosso em todas as propriedades dela.

Eu já estudei na UFMT, pelos corredores dava para notar que ali estava selecionada as pessoas mais criativas que já conheci, como o vestibular fazia isso eu naum sei, talvez fosse as redações.
Daí veio a polícia, que sempre surge do mato, as proibições, cameras.
Eu naum conclui meu curso, isso daria um outro texto.
Resolvi fazer algo que envolvesse arte e exatas, Arquitetura.

Dona Maria Lucia simplesmente "arreganha" as pernas da universidade com o novo sistema unifacado do Enem. Eu acho que ela realmente naum conhece as necessidades desta comunidade. Como no curso de Medicina, metade dos alunos são de fora, quando concluem o curso retornam a sua terra natal, deixando muitos postos de saúdes sem profissionais, por esse motivo tem vagas com salário de 15 mil vazios nas cidades do interior.
Dessa maneira o novo sistema vai contra a regionalização das universidades, conceito que vem sendo pregado desde sua criação. Em outro caso todas as vagas estariam nos locais mais povoados na época, Sudeste.

Resultado, estou atualizando a página de chamados da Universidade até hoje, culpando meus professores de escolas públicas e me desgastando.
Eu já tenho as matérias de cálculo feitas, o outro curso que eu fazia era muito mais concorrido que este, sou desenhista.
Pq raios eu naum passei?
É evidente que naum tive o mesmo estudo que os alnos da WR ou Poliedro.

1 comentários:

mila graham disse...

É muito triste mesmo Ju, tenho calouros que não sabem porque estão na minha faculdade de ciencias sociais, imagine que tipo de profissionais o novo modelo formará... tudo bem, boa parte das pessoas não sabe direito o que quer da vida, o probema é que com esse tipo de ingresso, elas são forçadas a entrar em uma faculdade, porque primeiramente tinham optado por outra bem mais concorrida e tradicional- como direito ou medicina- e como não querem mais pagar cursinhos (que é outro tipo de empresa que lucra com esse tipo de exame...) aceitam ingressar onde podem , e quando se deparam com o meu curso, no meio do semestre o abandonam pq descobrem que precisam de vocação, conhecimento, afinidade com livros...o que vc falou sobre "arregannhar" é certo, há previsões lógicas e científicas de privatização das universidades públicas, pois há muitos interesses envolvidos, muitos políticos donos de universidade, mercado que não quer trabalhadores críticos.. estamos caminhando por um caminho degradante...mas as pessoas precisam lutar mesmo assim, qdo nos dermos conta de que somos uma multidão poderosa e inteligente.. poderemos agir em nosso favor...